Produto: CD Islands in the Stream: Limited Edition - Jerry Goldsmith
Ano de produção original do conteúdo: 1976
Descrição: A obra de Ernest Hemingway inspirou muitos ótimos filmes e trilha sonoras: a de Victor Young para "Por Quem os Sinos Dobram", a de Dimitri Tiomkin para "O Velho e o Mar" e a de Bernard Herrmann para "As Neves do Kilimanjaro" - para citar apenas alguns. Agora vem um trabalho mais recente de um titã da Era de Prata, Jerry Goldsmith, e é uma dos melhores 'scores' de toda a sua carreira: "A Ilha do Adeus" (Islands in the Stream), de 1976.
George C. Scott estrela o filme como um personagem semelhante a Hemingway que vive em uma ilha do Caribe e continua sendo um dos retratos mais emocionantes da mística de Hemingway na tela. O romance semi-autobiográfico (publicado postumamente em 1970) foi direcionado para a Paramount Pictures por Franklin Schaffner, talvez o colaborador cinematográfico mais frutífero de Goldsmith (em "O Planeta dos Macacos", "Patton - Rebelde ou Herói?", "Papillon", entre outros). O compositor gostava enormemente do projeto e falava com frequência que esta era a trilha sonora favorita de todo o seu trabalho.
O 'score' é baseado em um tema principal sublime objeto de inúmeras variações ao longo do filme, fazendo com que pareça tão universal e abrangente quanto o próprio mar. O material secundário varia de pedaços de cor do Caribe a duas poderosas seqüências de ação, mas o destaque musical pode ser a sequência de 12 minutos, "The Marlin", no qual Goldsmith cria um poema de tom virtual que chega ao coração de George, o personagem principal de C. Scott, parecido com Hemingway, e seu relacionamento comovente com seus três filhos.
Não lançada na época do filme, o 'score' foi regravado por Goldsmith para a Intrada Records em 1986 (durante as sessões da trilha sonora na Hungria para "A Grande Cruzada" (Lionheart) de Schaffner). Todos os CDs anteriores apresentam a regravação de 1986. O CD da FSM estreia a trilha sonora original, conforme gravada para o filme em 1976, no palco de gravação de trilhas sonoras da Paramount Pictures, com uma orquestra de 64 peças. (A música “Boat Chase” não incluída na gravação da Intrada faz sua estreia aqui.)
A Bruce Kimmel, da Kritzerland Records, forneceu sua cópia pessoal de fita estéreo para este CD dos masters originais (que agora estão aparentemente perdidos), feito quando ele esperava lançar o álbum na gravadora Varèse Sarabande no final da década de 1970. A gravação foi masterizada por Bruce Botnick, o engenheiro de longa data de Goldsmith depois de trabalharem juntos em "Jornada nas Estrelas: O Filme" de 1979.
O livreto inclui uma breve nota de Botnick, além do habitual ensaio da FSM e comentários detalhados de Jeff Bond e Alexander Kaplan. "A Ilha do Adeus" exibe Jerry Goldsmith no auge de seus poderes - um clássico da trilha sonora de filmes que, uma vez ouvido, não pode ser esquecido.
As faixas são:
1. Main Title (03:19)
2. The Boys Arrive (03:02)
3. Pillow Fight (01:12)
4. Is Ten Too Old? (04:09)
5. Night Attack (03:22)
6. The Marlin (11:54)
7. The Boys Leave (02:53)
8. The Letter (03:28)
9. How Long Can You Stay (03:10)
10. I Can't Have Him (02:44)
11. The Refugees (04:27)
12. Eddie's Death (04:39)
13. It Is All True (05:18)
Duração total: 53:17
Gravadora: Film Score Monthly (Estados Unidos, produto de código FSM Vol. 12 No. 5 lançado em 2010, UPC 638558028025)
EDIÇÃO LIMITADA DE 5.000 UNIDADES.
Contém um livreto de 12 páginas com informações sobre o filme e a música.
Importado.